Serviços
- Recolha de amostras de solos remexidas e indeformadas
- Extração de Carotes
- Sondagens por poço
- Penetrómetro dinâmico DCP
- Garrafa de Areia
- Nucleodensímetro Troxler
- SGD
- Placa em carga
- Defletómetro ligeiro
- Defletómetro pesado (FWD)
- STP
- Coeficiente Atrito (ASFT)
- Regularidade Longitudinal (IRI)
- Profundidade de textura (Macrotextura)
Recolha de amostras de solos remexidas e indeformadas
O tipo mais simples de amostra indeformada obtém-se cortando um pedaço de solo do tamanho desejado e protegendo-o para evitar perdas de humidade ou ruturas. Essas amostras utilizam-se para, entre outros fins, verificar em laboratório a densidade e a resistência do solo indeformado. Contudo, este método só pode ser empregue em solos que não se deformem ou desagreguem quando são removidos.
Extração de Carotes
A sua execução tem como objectivo a caracterização dos materiais que integram a estrutura do pavimento. As sondagens à rotação são realizadas utilizando uma caroteadora de diâmetro exterior de 150 mm, sendo que a profundidade é condicionada, em cada ponto, pela ocorrência da camada de base granular, detectada pela mudança da cor da água da injecção.
Estas sondagens têm como objectivo:
- a determinação das espessuras das camadas constituintes do pavimento;
- a observação do seu aspecto;
- abertura do buraco para a realização dos ensaios DCP.
Sondagens por poço
A realização dos poços tem como objectivo conhecer a estrutura real do pavimento, possibilitando também, a realização de ensaios in situ e a recolha de amostras para posteriores ensaios em laboratório.
Poderão ser efectuados no interior dos poços, os seguintes trabalhos:
- medição das diferentes camadas do pavimento;
- determinação da baridade e do teor em água in situ com aparelho nuclear (ASTM D2922-71);
- realização dos ensaios de penetração dinâmica com o DCP (USArmy Engineer).
Penetrómetro dinâmico DCP
É caracterizado como um equipamento simples e portátil, que possibilita definir um perfil de resistência das camadas de solo compactadas ou no seu estado natural, controlar a execução de obras viárias e avaliar estruturas de pavimentos existentes.
O ensaio pode ser realizado em:
furos das sondagens à rotação realizados para recolha das carotes de misturas betuminosas;
nos poços para a realização dos ensaios de determinação da baridade 'in-situ' e do teor em água;
à superfície das plataformas dos aterros sem revestimento.
Garrafa de Areia
Este ensaio possibilita determinar 'in-situ' baridade e teor de humidade do solo ou agregado britado.
Nucleodensímetro Troxler
Para uma determinação rápida 'in-situ' do teor de humidade, baridade e grau de compactação em solos, a PRO N´GILA dispõe de um nucleodensímetro da marca Troxler (modelo 3450 Road ReaderTM Plus).
SGD
Este equipamento, é um medidor de densidade de solo não nuclear.
Utilizando a espectroscopia de impedância eléctrica (EIS), a sua medição permite a separação dos efeitos da densidade e teor de humidade sobre a resposta do solo às sondagens electromagnéticas. O GDS 200 executa um cálculo sobre os dados de medição que permite o dispositivo determinar o teor de humidade e grau de compactação.
Placa em carga
Em engenharia, o módulo de deformação é uma das propriedades mais importantes de cada camada que constitui um pavimento. Este ensaio consiste em colocar uma placa de carga sobre o pavimento e medir as deformações produzidas pelas carga aplicadas, sendo estas conhecidas e controladas.
O ensaio de carga em placa estático, visa também determinar a capacidade de suporte e estabilidade do solo e substrato de fundação.
Defletómetro ligeiro
Este é um equipamento utilizado para medir o quanto um determinado material/camada se desloca quando submetido a uma carga.
Este ensaio fornece directamente a deflexão referente ao golpe de uma massa de 10 ou 15 kg, quando deixada cair de uma altura constante sobre uma placa de 30cm de diâmetro.
Este equipamento pode ser utilizado para o dimensionamento de pavimentos flexíveis e rígidos, e também para o controle de execução se camadas compactadas.
Defletómetro pesado (FWD)
A definição da solução de reforço para a reabilitação de um pavimento existente tem importância económica muito significativa. Dessa forma, tomar decisões sem um conhecimento adequado da condição estrutural do pavimento pode ter consequências desastrosas.
O Deflectómetro de Impacto (Falling Weight Deflectometer na terminologia inglesa) é um equipamento para ensaios de carga não destrutivos que permite determinar a bacia de deflexão gerada por uma carga controlada. O FWD produz uma carga de impulso dinâmico a qual simula a carga de uma roda em movimento em substituição à uma carga estática, semi-estática ou vibratória.
Os dados gerados pelo FWD combinados com a espessura das camadas do pavimento podem ser usados na determinação dos módulos de deformação in-situ da estrutura em estudo. Por sua vez, esta informação pode ser utilizada em análises estruturais para determinar a capacidade de suporte e, estimar o tempo de vida útil restante do pavimento.
STP
É um ensaio para determinação in-situ das condições mecânicas dos solos mais vulgarmente utilizados em todo o mundo. Em condições ideais, este método permite penetrar a profundidades de mais que 40 metros, sendo geralmente limitadas pela ocorrência de obstruções, e rochas não perfuráveis pelo equipamento em questão.
As principais informações obtidas com este ensaio são:
a identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
a classificação dos solos de cada camada;
o nível do lençol freático;
a capacidade de carga do solo em diferentes profundidades.
Coeficiente Atrito (ASFT)
Na circulação de uma estrada não devem existir riscos de segurança dos utentes, tais como a derrapagem. Há a obrigatoriadade de se estabelecer uma estrada com um pavimento que pode ser circulado por todos os veículos com segurança.
A PRON´GILA utiliza o equipamento Airport Surface Friction Tester (ASFT) T-10 Trailer Road Continuous Friction Measuring Equipment (CFME) para efectuar a medição do coeficiente de atrito. O equipamento ASFT T-10Trailer Road CFME encontra-se patente na recente norma ISO 8349 para a medição do coeficiente de atrito, desenvolvida pela subcomissão ISO TC22/SC9 do grupo de trabalho WG3.
O reboque T-10 tem um sistema de suspensão que lhe permite efectuar medições a alta velocidade, sem que o equipamento perca contacto com o pavimento, mesmo nas curvas apertadas.
Regularidade Longitudinal (IRI)
O índice de Regularidade Internacional (IRI) é medido através Laser Profiler System multi-function, desenvolvido pela ARRB (Austrália).
A PRON´GILA disponibiliza através deste equipamento a medição do perfil longitudinal da estrada, mediante dispositivos laser, que podem ser montados numa barra rígida, situada na traseira do carro localizada ao nível do pára-choques. Os sensores podem ser também montados de modo a medir o perfil longitudinal nas rodeiras direita e esquerda em simultâneo.
Profundidade de textura (Macrotextura)
A PRON´GILA disponibiliza através deste equipamento a medição do perfil longitudinal da estrada, mediante dispositivos laser, que podem ser montados numa barra rígida, situada na traseira do carro localizada ao nível do pára-choques. Os sensores podem ser também montados de modo a medir o perfil longitudinal nas rodeiras direita e esquerda em simultâneo.
A PRO N´GILA realiza dois ensaios predominantes na avaliação da macrotextura:
- ensaios contínuos e expeditos, com recurso à emissão de raios laser; br
- ensaio pontual mancha de areia.
